OCUPAÇÃO CULTURAL

A promoção de intercâmbios, diálogos, circulação e parcerias está no DNA do Programa Juventude Transformando com Arte e presente em todas as sua ações. Aprofundar o conhecimento das realidades e experiências vividas e transformadas pelos grupos e jovens participantes, estimular as trocas de saberes e fazeres e promover interações artísticas e estéticas são as bases da vasta agenda de intercâmbios proposta nesta edição da Mostra Brasil.

Abrindo a programação no domingo dia 20 de maio, em um evento aberto ao público e gratuito, a Ocupação Cultural Juventudearte reúne atividades integradas com oficinas, palestras, rodas de conversa, performances artísticas e termina com um grande baile a céu aberto, na Praça Tiradentes.

Assim, a Mostra Brasil reforça sua identidade com a região - já que o Teatro Carlos Gomes foi palco de todas as suas edições. Por meio de parcerias com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e com espaços culturais no entorno - Centro Carioca de Design, Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Escola de Dança Centro Cultural Carioca, Largo das Artes, Estudantina Musical-, a Praça Tiradentes será arena de integração e trocas de saberes e fazeres de juventudes que atuam com transformação social através da arte em diversas partes do país.








Arena de Integração | Praça Tiradentes

Mestres de Cerimônias:
João Carlos Artigos, Shirley Britto e Fábio Freitas - Teatro de Anônimo (RJ)

9h Ciranda de Abertura - Instituto de Arte Tear (RJ)

10h Oficinão: Percussão Corporal - Grupo Batucadeiros (DF)
Oficina: Grafitti – Artefeito (RJ)
Atividades Lúdicas - Arautos Brincantes - Equipe do Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha /
CIESPI

12h Oficinão: Dança de Salão – Isnard Manso (RJ)

13h30 Oficinão: Dinâmicas Urbanas – Companhia Urbana (RJ)
Atividades Lúdicas - Desenho e observação do espaço urbano – Monica Sica – Instituto de Arte Tear (RJ)

15h PIPA: Criação coletiva com direção em tempo real – Organismo 9 e grupos participantes da 4a Mostra Brasil

17h Baile
Associação Mandicuéra
Os Fantásticos do Passinho

E mais:

Exposição e rodas de conversas dos grupos participantes da 4 a Mostra Brasil 
Centro Carioca de Design - Praça Tiradentes, 48.

4o Seminário Juventude, Cultura e Desenvolvimento 
Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica - Rua Luis de Camões, 68

Diálogos artísticos com Mario Fraga – exposição “Linha de Terra” 
Largo das Artes – Rua Luís de Camões, 2

Oficinas dos grupos participantes da 4a Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte – Escola de Dança Centro Cultural Carioca – Rua Sete de Setembro, 237, 3o andar

As vagas nas oficinas são destinadas aos grupos participantes da Mostra. Vagas remanescentes serão disponibilizadas ao público, de acordo com a ordem de chegada e lotação do espaço.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA OCUPAÇÃO CULTURAL JUVENTUDEARTE!
clique na imagem para visuallzar a programação






OFICINAS dos grupos participantes 

Turismo de Base Comunitária
Abanda - Fundação Casa Grande
Falar da experiência desenvolvida com o Turismo de Base Comunitária, na Fundação Casa Grande em Nova Olinda, região do Cariri (CE)

Graffiti por uma educação não sexista
ArtEfeito
Experimentação do graffiti. Enquanto um artista fala sobre o graffiti e as relações de gênero na prática desta arte, o outro cria uma obra ao vivo. No processo de produção,  traços e cores se transformam em imagens, e técnicas são narradas e compartilhadas com os oficinandos, que também podem experimentar o domínio do spray em um segundo suporte. 

Percussão Corporal
Grupo Batucadeiros
Promover uma experiência musical que possibilite a expansão da criatividade, da auto expressão, da vivência estética e do gosto pela música.Desenvolver uma prática musical em grupo, por meio de aprendizagem cooperativa, utilizando o corpo e a voz como elementos fundamentais para a realização de atividades de experimentação, criação, execução e apreciação, 

Fique ligado na  LIBRAS 
Batuque de Surdo - APADA-BA
Visa fornecer ao participante conhecimento básico sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e definições referentes à língua;
Divulgar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), língua da comunidade Surda para valorizar a Cultura Surda e a Língua de Sinais.
Conteúdos:Alfabeto manual; números; saudações; semana, meses do ano, treino no nome / sinal e curiosidades.
Apresentação em Libras. 

Dinâmicas Urbanas
Companhia Urbana de Dança
Montagem coreográfica a partir da linguagem da dança urbana


Língua Guarani
Brô MC´s
A oficina terá objetivo de ensinar conceitos básicos da língua Guarani

Dança Contemporânea 
EDISCA
Técnicas de Dança contemporânea

Bailados Brasileiros - Iniciação a construção da “figura brincante”
Cia de Dança Infanti-Juvenil FUNCEB
Iniciação aos estudos dos movimentos das figuras brincantes a partir da investigação de  células rítmicas presentes nas danças dramáticas brasileiros.

Energia Corporal
Escola de Dança de Paracuru
Esta oficina visa mostrar que através do corpo podemos ver e sentir energia corporal. Dar ao bailarino caminhos para usar em cena, possibilitar outro modo de ver e sentir seu corpo.

Tempestade na Floresta
Saxofonando - Escola do Auditório
Brincadeira que usa os corpos dos participantes para produzir sons de diferentes ambientes e objetos de forma que todos entendam que existe som em todas as coisas e ambientes.

Corpo Congadeiro: Ritmos e Movimentos do Congo Mineiro
TerraCotta Dança Afrocontemporânea
A oficina propõe o contato com elementos de referência do Congado Mineiro, especialmente grupos de Moçambique da Região do Triângulo Mineiro. Os participantes poderão experimentar no corpo alguns movimentos e passos, o ritmo e função dos instrumentos, e ainda aprender alguns cantos significativos dessa manifestação popular.

Vem Comigo Hip Hop Arte (Musica/Rap)
Matéria Rima
A oficina se dará a principio em forma de contação de histórias, onde o MC (mestre de cerimônia) explana de forma lúdica, utilizando técnicas vocais e de rimas, sobre a historia do Hip Hop, preocupando-se em transformar para educar. Serão trabalhadas letras de rap e conteúdos musicais a fim de construir uma intimidade entre o universo canto-falado.

Dinâmicas de improviso
Núcleo de Artes Cênicas Sebastian
Uso de pontos e articulações para dança improviso.

Conhecendo os ritmos do norte
Grupo de Percussão de Câmara Vale Musica (PA)
Atividades sobre ritmos do norte como: Carimbó, lundu, Retumbão, Mazurca, Bangue, Samba de cacete, Boi Bumbá, Marabaixo, Marimbiré. Para cada ritmo será apresentado uma breve historia e suas células rítmicas. Nesta atividade os participantes tocarão nos instrumentos utilizando revezamento organizado pelos palestrantes.

Uma breve história da rabeca 
Conexão Felipe Camarão - Orquestrim Conexão Rabeca
O objetivo da oficina é conhecer o instrumento de várias formas: a história e como tocar.

Demonstração de Lutheria
Oficina Escola de Lutheria da Amazônia - OELA
A lutheria é a arte e a ciência de confeccionar instrumentos musicais de cordas dedilhadas e caixa de ressonância. Nessa oficina serão apresentadas as madeiras amazônicas certificadas utilizadas no processo de confecção do instrumento; os primeiros passos para confeccionar um violão, expondo basicamente, as partes do instrumento semiacabadas; as ferramentas e as técnicas utilizadas no processo de construção.

Oficina de poesia  
Valéria Fagundes e Elizandra Souza
A oficina é o encontro
De rima, cheiro e sotaque
Vem gente de todo canto
Trazendo cultura e arte.

Só cabe povo risonho
Nesse encontro de emoção
O tema em si vai ser sonho
Mas o mote é criação

E vai ter gente paulista
Ministrando a oficina
Junto com pernambucana
Brincando e fazendo rima.

Mas quem for participante
Vai construir poesia
Vai fazer que cada instante
Se torne pura magia.

Se quiser participar
Basta só se inscrever
Depois é só aguardar
Pro resultado saber.



OFICINAS CONVIDADAS
As vagas nas oficinas são destinadas aos grupos participantes da Mostra. Vagas remanescentes serão disponibilizadas ao público, de acordo com a ordem de chegada e lotação do espaço.

Fotografia ativa
CECIP
Experimentar a fotografia como uma linguagens expressiva, onde os jovens poderão direcionar o seu olhar para a Praça Tiradentes, local onde se realizará a Mostra Juventude Transformando com Arte bem como para as atividades culturais e artísticas apresentadas no evento. Organização de uma projeção em formato de auidiovisual das fotografias produzidas para o público da Mostra.

> Apresentar alguns princípios básicos de leitura de imagens a partir de projeção de fotografias e realizar uma saída fotográfica. Retorno do material e breve projeção.

Dança de Salão
Isnard Manso - Escola de Dança Centro Cultural Carioca
Um passeio pelos gêneros musicais que fizeram sucesso em todas as épocas embalando os casais em evoluções muito animadas.

A dança de salão desenvolve ritmo e musicalidade, melhora a auto-estima, e, por ser um excelente instrumento de integração social, estimula o convívio e o bom relacionamento entre as pessoas. Isnard Manso desenvolveu um método de ensino criativo que além de preservar e resgatar os principais aspectos culturais da dança, proporciona ao aluno a descoberta de sua autonomia, de seu próprio jeito de dançar, sem meramente condicioná-lo a aprender passos.

Diálogos Artísticos - conversa e visita à exposição
Mário Fraga - Exposição “Linha de Terra”
O artista Mário Fraga conversa sobre sua trajetória artística e sobre a exposição “Linha de Terra” em cartaz no Largo das Artes. 

Mário Fraga trabalha com a matéria, sedimentos e sentimentos, construindo sua paisagem particular. A mostra apresenta cerca de 70 trabalhos em técnicas diversas, entre pinturas sobre papel, estandartes de linho, pinturas com pigmentos de terra, piche, grafite, urucum, tinturas em linho e campos escultóricos compostos com terra, fios de linho e pedras.

PIPA_Picadeiro da Palavra - criação coletiva em tempo real  
Organismo9
Criação coletiva instantânea com direção em tempo real. Esse é o conceito do PIPA. Um espetáculo colaborativo de produção artística, baseado no afeto das relações, conduzido pelas texturas sonoras, rítmicas, melódicas e poéticas do Organismo. A construção coletiva vai ocorrendo à medida que os presentes se sentem à vontade para entrar na dança. Toda forma de expressão habita o circo. E cada um sente o momento de interagir e criar novas significações para a apresentação.

O Picadeiro da Palavra possibilita que toda produção artística  seja protagonista de um espetáculo coletivo e acolhedor. Possibilita que todos os presentes sejam protagonistas da cena.

> Fomentar criação coletiva instantânea;
> Ousar na expressão performática;
> Inovar na interação de linguagens;
> Criar pontes de reflexão para as múltiplas formas de representação;
> Radicalizar nas experimentações estéticas.

Experiência com a Maquiagem Artística
Fernanda Santoro
A ministrante apresentará cosméticos e técnicas do universo da maquiagem artística e será realizado um exercício prático, onde os participantes irão criar maquiagens para espetáculos. Levar figurinos que usarão nos espetáculos.


VISITAS DE INTERCÂMBIO
As vagas nas visitas de intercâmbio são destinadas aos grupos participantes da Mostra. 

Museu da Maré
Uma iniciativa pioneira no cenário da cidade, o Museu da Maré é um conjunto de ações voltadas para o registro, preservação e divulgação da história das comunidades da Maré, em seus diversos aspectos, sejam eles culturais, sociais ou econômicos. As ações propostas no Plano Museológico, contemplam o programa institucional, de acervos, de exposição, educativo cultural, de pesquisa e de divulgação da iniciativa. http://museudamare.org.br

Museu da Energia (Light)
Com o objetivo de apoiar a formação escolar e facilitar o entendimento sobre o sistema elétrico e sua relação com o nosso dia a dia, o Museu da Energia oferece recursos modernos, lúdicos e interativos. Através de experimentos como maquetes, jogos eletrônicos, painéis multimídia, além de artefatos históricos, o Museu  tem por objetivo estimular mudanças de atitude no consumidor de energia elétrica, combatendo os desperdícios e as ligações clandestinas. www.museulight.com.br

Caminhos da Cultura – Salgueiro, Tabajaras e Providência
Visitas guiadas por grupos de jovens moradores  às comunidades do Salgueiro, Tabajaras e Providência.  Os visitantes irão conhecer expressões culturais identificadas por esses jovens nas suas comunidade e registradas nos mapas Caminhos da Cultura, elaborados por eles de forma colaborativa. Os mapas foram desenvolvidos no âmbito do projeto Intercâmbios Juventudearte, ação do Programa Juventude Transformando com Arte.

Ensaio aberto da Orquestra Petrobras Sinfônica
Os visitantes poderão acompanhar a rotina de ensaio de uma grande orquestra, conhecer e conversar com os  músicos e maestro.
No programa:
SERGEI RACHMANINOFF
Vocalise
Concerto no2 para piano e orquestra em dó menor, Op.18
Roberto Tibiriçá, regente
Barry Douglas, piano




Nenhum comentário:

Postar um comentário